sexta-feira, 19 de outubro de 2007

CONEXÃO: REDE FELCO MINAS - CONHEÇA E CONECTE-SE


FELCO – Redes que Mobilizam

Criar uma frente de cultura para formação de público no audiovisual da América Latina é uma das intenções do FELCO – Festival Latinoamericano da Classe Obrera. Para tal objetivo é preciso a criação de diversas REDES que una coletivos exibidores, produtores e difusores da cultura militante, com atividades que estejam ligadas ao cinema, à música, ao teatro, às artes visuais e à democratização do processo produtivo cinematográfico. É necessário explicar o que a REDE FELCO pretende; e a que ela se destina: agregar todos os artistas populares de forma que eles se fortaleçam nas produções culturais, naquilo que é modificador da sociedade que estamos inseridos.
É importante salientar que não há grupos que representam "O FELCO", há grupos que fazem parte da REDE FELCO. Nesse sentido, em âmbitos da nossa localidade, Belo Horizonte, estamos traçando uma panorâmica dessa Rede em busca de novos colaboradores e militantes que queiram de fato agregar experiências, lutar por uma educação pela arte e pelo cinema, levar o festival para os inúmeros guetos que o desconhecem de forma organizada e democrática. É fato que inúmeros grupos e coletivos surgirão nesse intuito graças à urgente necessidade de desbravar o mundo inebriado pela cortina de fumaça capitalista. É dever daqueles que têm a verdade como princípio norteador de vida afastar toda e qualquer tentativa de oportunismo e aproveitamento das lutas do povo latino em benefício próprio. É dever dos agentes culturais já envolvidos nesse processo e daqueles outros ainda futuros, que estão para chegar, dar vazão à originalidade do cinema latino sertanejo lutador emancipatório de nosso corajoso povo.

Usar as artes na formação política pela conscientização daquilo que nos rodeia é função primordial da REDE FELCO, pois acreditamos que arte não é mercadoria, ela é a tradução de um pensamento e deve andar junto com o cenário real, social e político do povo a que retrata, do mundo onde acontece. Ainda vivemos em regime capitalista. Nele, existe uma linha tênue entre o paternalismo estatal com sua política de migalhas e o real sentimento de dever quando se busca fomento às artes por acreditar que elas são de direito de todos. Diversos são os desafios que estão apresentados à Rede FELCO. Em BH, o principal deles é a articulação consciente das ações da Rede FELCO MINAS. Nesse sentido, é urgente que prossigamos no diálogo franco e maduro, tomados pela urgência do FELCO, pela extrema urgência em tomar de assalto o senso comum midiático que origina a alienação de nosso povo. Precisamos então chegar até os principais atores sociais que norteiam o Festival Latinoamericano da Classe Obrera.

O Poder Público instituído está ameaçado. Ele sobrevive somente porque propagandeia a política do medo e da subserviência. Esta gerência que governa estados, cidades e países priva todos da verdade e da consciência por se ver ameaçado pelas manifestações artísticas mais originais e pela herança combativa de nossos ancestrais negros, índios e cafuzos , quando é nelas que está o caminho para a liberdade de um povo e da nação.

Resgatar/Criar/Recriar

No FELCO, o cinema veio como primeira arte do processo, mas ele é apenas uma forma de expressão e de acesso a toda a extensão artística produzida e inventada todos os dias pelos atores sociais latino americanos. A imagem é somente uma delas. Porém, precisamos falar da nossa história, de nosso folclore, de nossa raiz, daquilo que nos faz e que fizeram nossos antepassados, pois um povo sem história não aprende lutar, não cria independência, não se vê como povo, não se identifica como nação. Falar de nosso território latino, olhar para dentro de nossas origens e tomar de nosso próprio sangue é nos nutrir de coragem e força para seguir em frente, é entender que a história tem valor para se criar o novo, para reinventar um cinema, para mostrar uma gente de olhares contundentes e saberes milenares.

Convocatória REDE FELCO Minas
Grupos de Belo Horizonte

Estamos convocando para a reunião a acontecer no dia 20 de outubro de 2007, sábado, às 16 horas, em Belo Horizonte , à Av. Afonso Pena, 1.535, no pátio interno do Palácio das Artes. Esta reunião tem por objetivos compartilhar as ações de realização do Festival Latino Americano da Classe Obrera em Minas Gerais e propor uma organização horizontal para compor a frente de produção da Mostra Especial Felco Humberto Mauro - 2008, em Belo Horizonte.

Esta convocatória se destina aos coletivos realizadores locais que colaboraram diretamente na produção e execução do Festival em BH nas edições 2006 e 2007. Aos convocados respalda-se o direito de, futuramente, após a reunião de organização, convidar novos coletivos a integrarem a realização da Mostra HM e compor a Rede Felco Minas.

A pauta a ser discutida nesta reunião estará aberta até o inicio da mesma, com destaque para as seguintes demandas:


– Mostra Especial Felco Humberto Mauro 2008

– Calendário de Mostras Itinerantes 2007 - 2008

– Resoluções de outubro em São Paulo

– Rede Felco Minas

Programação da Reunião

16:00 –Credenciamento

16:15 – Fechamento da Pauta e Informes Gerais

16:30 – Discussões dos Objetos de Pauta
18:00 – Sistematização e Encaminhamentos

18:30 – Leitura da Ata e Retificações

19:00 – Encerramento

Nenhum comentário: