segunda-feira, 12 de maio de 2008

Você é a favor da divisão do estado do Pará? (ou: "Da Série: daqui do sudeste, num tô sabendo di nada.."

Você é a favor da divisão do estado do Pará? (quéee isso?)



galera, essa notícia mostra como estamos em um sulismo aqui no sudeste e mal sabemos o que tá rolando pelo resto do Brasil-sil-sil-sil.. aconteceu no ano passado. alguém soube?


A Unama promoveu no dia 17 de setembro do ano passado, um debate de caráter inédito sobre o tema: “A quem interessa a divisão do estado do Pará?”. O debate ocorreu no Auditório 01 do Campus BR e contou com a presença dos alunos e professores dos cursos de Economia, Administração, Direito e Comunicação Social. Professores da Unama e parlamentares compunham a mesa que discutiu as (prováveis) vantagens e desvantagens da criação de dois novos estados: o estado de Carajás e o estado de Tapajós.




Entre os argumentos apresentados no debate, destacaram-se: o Discurso Desenvolvimentista, pregando que a separação traria um rápido progresso socio-econômico; o Discurso da Identidade Social, pregando as diferenças culturais entre as regiões em função da grande carga de imigrantes; o Discurso dos Interesses Políticos, que diz respeito ao interesse da criação de novos aparelhos administrativos para evitar a concorrência com os atuais; e, finalmente, o Discurso da Extensão Territorial, afirmando que um estado com um território menor poderia ser bem melhor administrado e desenvolvido. Essas classificações foram propostas pelo professor da Unama Dr. Carlos Augusto Souza.
Um plebiscito será realizado para definir de vez a criação dos prováveis estados. Precisamos nos conscientizar de que isso não é mais uma realidade remota. Deixem seus comentários. Gostaria, imensamente, de poder ouvir a opinião dos leitores desse blog para que possamos chegar a um consenso como cidadãos.







acham que é piada? confira então aqui
















Um comentário:

Anônimo disse...

Para você ver como é o Brasil em que vivemos.
Uma turminha do sul/sudeste apagou o artigo da wikipédia sobre o movimento em prol da criação do Estado de Carajás porque acharam que era caô.
Um administrador do site chegou a me dizer em tom quase solene, como quem abre os olhos de um "pobre ignorante", que era só especulação...

Sou mineiro e moro em BH, mas graças a Deus conheço o Brasil de cabo a rabo e cada vez mais acho graça quando vejo alguém do sul/sudeste se indignando quando um gringo demonstra pouco conhecimento sobre o Brasil. Esperavam o quê? Ninguém sabe dizer qual é a segunda maior cidade do Amapá, sabe? É realmente engraçado...

btw, muito bom o seu blog.