segunda-feira, 19 de maio de 2008

a criação dos seres humanos..


a partir do século XVIII, o estudo dos seres humanos passou a ser feito de uma outra maneira, pois estes "[...] vieram a ser interpretados como sujeitos de conhecimento e, ao mesmo tempo, objeto de seu próprio conhecimento [...]" (DREYFUS; RABINOW, 1995, p. XV). As ciências humanas, a partir daquele século, reagiram em duas linhas metodológicas à fenomenologia, seja a transcendental, seja a fenomenologia de Husserl, pois ambas herdam mas procuram transcender a divisão kantiana sujeito–objeto ao procurar suprimir a noção de existência de um sujeito transcendental doador de sentido. Uma dessas reações é a abordagem estruturalista, que elimina o sujeito e o sentido ao buscar as regras objetivas que determinam a atividade humana; outra, a hermenêutica de Heidegger, que procura recuperar significados e verdades vindos de nossas práticas cotidianas, de outras culturas e épocas, para compreender o homem não como sujeito doador de sentido, mas como sujeito que preserva o sentido ao situá-lo nas práticas sociais.

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