sexta-feira, 4 de abril de 2008

Rede GRobo: Estudantes da UFMG realizam assembléia para discutir confronto com a PM




Polícia foi acionada após confusão gerada por exibição de documentário

(leia abaixo comentários dos alunos da ufmg e de outros leitores da notícia)


Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na região da Pampulha, em Belo Horizonte, realizam, na tarde desta sexta-feira, uma assembléia geral para discutir o confronto com a Polícia Militar (PM), ocorrido na noite dessa quinta-feira. O tumulto começou quando cerca de cem alunos se reuniram, no Instituto de Geociências (IGC), para assistir ao documentário canadense “Grass Maconha”, no qual é mostrada a trajetória do consumo de maconha nos Estados Unidos desde a década de 1920. A segurança interna da universidade foi acionada e a exibição interrompida. Segundo a reitoria da UFMG, a diretoria do IGC estava ciente do evento, mas não havia autorizado sua realização. Houve desentendimento entre alunos e seguranças e, por isso, a PM foi acionada. Durante a ação repressiva da polícia, dez alunos ficaram feridos. Os casos mais graves foram da aluna de medicina, Débora Medeiros, que teve ferimentos na cabeça, e de Wander Lúcio Mourão Júnior, do curso de geografia. Ambos foram encaminhados ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Além disso, um aluno deixou o prédio algemado e foi dirigido à Polícia Federal, acusado de desacato a autoridade. Os alunos acusam a reitoria de ter permitido a entrada da Polícia Militar no campus. Segundo a reitora em exercício, Heloísa Starling, a universidade repudia os excessos cometidos pela polícia. Ela ainda afirma que não autorizou nem a presença nem a ação da PM e esclarece que serão tomadas providências para apuração dos fatos e das responsabilidades. Outra assembléia (também) será realizada às 19h desta sexta-feira.



Diogo04/04/200819h56

Poderiamos dizer q a gravidade do caso se refere à invasão da PM SEM AUTORIZAÇÂO do prédio de uma UNIVERSIDADE FEDERAL. Mas, o q está em questão é mais do q isso, é q tais atos podem sinalizam uma época onde o cerceamento da liberdade de ir e vir, de expressão e do debate pareça normal e necessário.

paula04/04/200819h22
A cara da VICE-facista devia queimar, deveriam ter batido é nela, mas e agora quem vai me dar segunraça na minha unidade se a plocia chega batendo? eu to é com medo da UFMG, pois nesse lugar que deveria garantir minha segurança ta espancando meus colegas. Eu hein lugar estranho.

Maria04/04/200819h20
Pegunta basica para a PM, porque vocês foram bater em estudandes indefesos na ufmg? Enquanto vende-sem dorgas dentros da escolas publicas estaduais?Cade a força e a coragem dos PMs p enfrentar os traficantes na periferia? Bairro Nazaré E Estadual Luis De Bessa turno noturno, pago pra ver a PM agir.

Maria04/04/200819h15
A Reitoria da UFMG passa do limite mais uma vez, pois desde o incio dessa getão de reitorado que instaurou-se na UFMG uma verdadeira ditadura facista.É preciso que a justiça federal tome providencias ate mesmo contra a Dr Facista Heloisa Starling. Sou a favor da liberdade de expressão.

Elbert Santos04/04/200818h11
de forma bárbara. É preciso que se tome conhecimento da verdadeira função da UNIVERSIDADE, que é capaz de, no seu sentido de ´universalidade´ fazer conviver em um mesmo espaço opiniões, interesses, e, principalmente, pessoas diferentes.

Elbert Santos04/04/200818h10
ter uma opinião responsável e fundamentada, sobre qualquer assunto, principalmente num tema tão polêmico e impactante quanto as legalização de ´drogas´. Uma discussão foi transformada em uma cena de guerra. É muito triste ver estudantes e policiais, cada qual com suas razões, se degladiando,

Elbert Santos04/04/200818h08
Universidade é um espaço para a produção, aprimoramento e repasse do conhecimento, seja buscando um aprimoramento das pessoas que a vivem diretamente, seja buscando melhoria na sociedade. É um espaço onde questões devem ser levantadas, pesquisadas, debatidas, discutidas, para que as pessoas possam

Maria Eugenia04/04/200818h04
São muito graves as afirmações da vice-reitora. Ou a policia ´invadiu´ um espaço federal sem autorização ou ela assinou um comunicado falso a comunidade academica. Não existe possibilidade da policia fazer o que fez sem a autorização da reitoria.

Maria Eugenia04/04/200817h59
Eu estava presente no local e as coisas náo foram como afirma a reitoria. Varios carros de policia que revistavam nossos carros, helicoptero e muita pancadaria. Ao contrario do que vem sendo afirmado a policia so pode entrar em um campus federal com autorização da reitoria.

Amanda04/04/200817h56
Não é uma questão de ser a favor, ou contra a liberação da maconha. É questão de ter liberdade de expressar sua opinião, e ter oportunidade de discutir sobre qualquer tema. 13 viaturas e 1 helicóptero foram acionados para impedir um evento que acontece em todo o mundo. Totalmente absurdo.

Denilson Cajazeiro04/04/200817h44
A polícia agiu, a meu ver, com excesso de força e de forma truculenta. Conversei agora há pouco com a vice-reitora, Heloisa Starling, e, segundo ela me confirmou, não foi autorizada a entrada da polícia no campus. Veja nota no site da UFMG. Tanto que foi aberta uma sindicância para apurar o ocorrido

Paulo04/04/200817h23
Estudar, pesquisar e discutir...Julgar é muito facil!!.. reprimir mais ainda!

Leandro04/04/200817h09
qual é a relação da reitoria da ufmg com a globo minas? me parece que vcs esqueceram de mencionar q a PM disponibilizou 13 viaturas e um helicóptero, no total 55 homens, para CENSURAR a exibição de um filme. isso deveria ser manchete no jornal de vcs, não uma nota ridícula e parcial no site.

Nah04/04/200817h08
100 alunos??? hauhauhauhauhauhauTinha no máximo 30 alunos assistindo ao filme!!! Simplesmente ridícula a ação da PM... a incompetência da diretoria de IGC e da reitoria... Helicoptero para impedir alunos de assistir documentário foi demais! Será que estamos mesmo em uma democracia???

Fernando04/04/200816h29
Sou contra as drogas, inclusive maconha. Universidade é para estudar, pesquisar!!

» leia todos os comentários (15)

Nenhum comentário: