ACONTECE O I FÓRUM DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR EM MINAS GERAIS
ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 11 O PRIMEIRO FÓRUM DOS ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR DE MINAS GERAIS. EVENTO QUE MARCA O ÍNICIO DE UM CALENDÁRIO DE LUTAS E MOBILIZAÇÃO DE VÁRIOS ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR, DENTRO E FORA DA UFMG. OS BOLSISTAS DO CONEXÕES DE SABERES MARCARAM PRESENÇA E CONSTRUIRAM ESTE FÓRUM JUNTO A OUTROS GRUPOS, PROGRAMAS DE PESQUISA E EXTENSÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS E ESTUDANTIS. NESTE EVENTO FORAM TIRADOS UMA CARTA QUE REPRESENTA REINVINDICAÇÕES E ANSEIOS DE ESTUDANTES POPULARES, EM SUA GRANDE MAIORIA DA UFMG (DADO SIGNIFICATIVO ATÉ CERTO PONTO) E FOI VOTADO A REPRESENTAÇÃO DO FÓRUM JUNTO À EXECUTIVA NACIONAL DO FNEOP (FÓRUM NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR).
PARTICIPARAM DO EVENTO ALGO EM TORNO DE 40 ESTUDANTES. PELA MANHÃ ACONTECEU UMA MESA QUE PROPUSERAM ALGUNS TEMAS RELATIVOS AO ACESSO E PERMANENCIA DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE. A TARDE FOI ORGANIZADO DOIS GRUPOS DE DEBATES E DISCUSSÃO ONDE SE DEBATERAM ASSUNTOS QUE TEMATIZAVAM SOBRE A ACESSIBILIDADE E A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE. TEMAS POLÊMICOS COMO ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E RESERVA DE VAGAS ESQUENTARAM O DEBATE, PRINCIPALMENTE NO MOMENTO DE REDIGIR O POSICIONAMENTO DO FÓRUM FRENTE A ESTAS QUESTÕES. ANTES DO INÍCIO DAS ATIVIDADES VERSPERTINAS, HOUVE TAMBÉM UM DOS PONTOS ALTOS DO FÓRUM: A APRESENTAÇÃO CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ODUM ORIXÁS.
Gil e a apresentação da Associação Cultural Odum Orixás
PARA A MAIORIA DOS PARTICIPANTES, O FÓRUM CUMPRIU SEU PAPEL COMO UM ESPAÇO DE DEBATE DENTRO DA UNIVERSIDADE. PARA DANIEL, BOLSISTA DO EIXO 2, O FEOP ATINGIU OS OBJETIVOS, MESMO COM O NÚMERO DE PARTICIPANTES BEM ABAIXO DO ESPERADO: "APESAR DE NÃO TER TIDO UM PÚBLICO GRANDE, SAIRAM BONS ENCAMINAMENTOS, OS GRUPOS RENDERAM BEM, AS PROPOSTAS FORAM BOAS. ATINGIU OS OBJETIVOS". PARA THIAGO, BOLSISTA DO EIXO 2 E UM DOS PARTICIPANTES DA COMISSÃO ORGANIZADORA -COFEOP-, O PÚBLICO REDUZIDO TAMBÉM FOI UM PONTO NEGATIVO, APESAR DO FÓRUM TER SIDO BEM DIVULGADO DENTRO DO PROJETO. CONTUDO, OS DEBATES VESPERTINOS E O MOMENTO CULTURAL FORAM DE GRANDE VALIA:"O MOMENTO CULTURAL FOI MARCANTE.. SIMBOLIZOU BEM O QUE É O FEOP.. MESMO COM POUCAS PESSOAS AS DISCUSSÕES TAVA BOA, COM PESSOAS INTEIRADAS, PROPOSTAS INTERESSANTES".
JÁ A BOLSISTA KÁTIA SE LAMENTA POR NÃO TER PARTICIPADO, EMBORA QUISESSE MUITO: "EU QUERIA TER PARTICIPADO, MAS TAVA NA CONFERENCIA GLBTT". PARA PEDRO, DO EIXO 3, O FÓRUM FOI CONSTRUTIVO E É ALGO PIONEIRO NA UFMG, MAS A PRESENÇA DE UM REPRESENTANTE DO DCE E DA FUMP PROPICIARIAM UM DEBATE MAIS ANTAGÔNICO: "OS DEBATES FORAM MUITO CONTRUTIVOS. SENTI A FALTA DA PRESENÇA DO DCE. COMO É ALGO PIONEIRO, SENTI A FALTA DA FUMP NO DEBATE". PARA AMADOR, REPRESENTANTE DOS ESTUDANTES NA FNEOP ATÉ ESSE FEOP E PARTICIPANTE DA COFEOP ESTE FÓRUM "FOI ÓTIMO, TIVEMOS BOAS DISCUSSÕES, UM ÓTIMO MOMENTO CULTURAL E ENCAMINHAMENTOS IMPORTANTES QUE SERÃO PUBLICIZADOS EM BREVE". A CARTA JÁ ESTÁ PRONTA E SÓ ESPERA CORREÇÕES FINAIS PARA SER PUBLICADA À COMUNIDADE. (ASSIM QUE SAIR, POSTAREMOS AQUI)
Grupos de discussão no período vespertino
Um comentário:
Um pouco tarde para comentários porém, mesmo certo da possibilidade de não serem lidas essas palavras, insisto em escrever. Estudantes de origem popular ? O povo compreende representantes de todas as classes, não apenas os ditos de "origem popular". O termo popular não se restringe a uma única classe. Estão cultivando alguma pretenção de se auto-determinarem um grupo distinto, homogêneo, em que características culturais permeam de forma idêntica os costumes de todos ? Aprecio e me identifico com a iniciativa, mas não a forma premeditada e orgulhosa utilizada na elaboração do título.
Postar um comentário