sexta-feira, 6 de junho de 2008

sobre outras lógicas

então, pergutaram-me então como eu não reconhecia os grande avanços que o conhecimento científico e tecnológico haviam realizados nos últimos séculos. as invenções e descobertas haviam aberto um campo de compreensão do mundo como nunca antes feito, e um campo de imenso de produção de produtos, bens e serviços. um exemplo muito bom é a descoberta dos raios ulta-violeta A e B, que possuem funcionalidades distintas, e que apontou para uma nova necessidade: a necessidade de se proteger contra eles. isso demandou a confecção de produtos que se destinasse para esse fim. talvez uma das perguntas que paira em nossas mentes seja: como nenhuma cultura ou conhecimento antes, na história da humanidade, percebeu esses raios solares tão prejudiciais à saúde. talvez a resposta esteja mais nas concepções, valorações, acepções e experiências a respeito do "sol", "saúde", "raio", "necessidade" de cada época do que de um défcit ou superávit de saberes e conhecimento.

como partimos das idéias (aqui bem simplificadas) de que o sol é uma bola de combustão que emite luz e calor, e que dele provém raios benignos e malignos que, ao adentrarem em nossa atmosfera gasosa e entrarem em contato com as células e arranjos atômicos de nossos corpos, provocam alterações no são e normal estado biológico do corpo do indivíduo, a criação e consumo de um filtro solar é quase que obrigatório para se viver bem, ainda mais em tempos de efeito estufa, expressão cunhada pelos cientistas nas ultimas décadas para dar conta dos vários fenômenos anômalos que ultimamente vêm ocorrendo no planeta.

contudo, nenhuma outra sociedade criou um filtro solar, ou um conhecimento sobre os raios ultra-violetas não porque não quisessem ou não pudessem (devido a uma ausencia de tecnologia e conhecimentos), mas talvez simplesmente porque isso não teria nenhum sentido, na medida em que a compreensão e saberes sobre o "sol" e sua "energia" passava por outras lógicas, outras possibilidades de experiências e experimentos.

Nenhum comentário: