quarta-feira, 25 de junho de 2008

Inscrições abertas para o PROCAN

Inscrições abertas para o PROCAN

Pessoas que desejam participar do Processo Seletivo UEMG e necessitam de isenção da taxa de inscrição e/ou preferem concorrer a vagas na universidade pelo sistema de reserva de vagas (cotas) podem inscrever-se no PROCAN (Seleção Socioeconômica para candidatos ao Processo Seletivo 2008/2009 da UEMG) até 4 de julho neste site.

O PROCAN destina-se ao atendimento de candidatos comprovadamente carentes, que apresentem renda mensal por pessoa do núcleo familiar no valor de até 1 ½ (um e meio) salário mínimo. São pré-requisitos para participar ter concluído o Ensino Médio ou equivalente (ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio).

As vagas disponíveis para o sistema de reserva de vagas estão distribuídas em três categorias, dentre as quais o aluno deverá optar por uma, em decorrência de sua situação socioeconômica.

• Categoria 1 - afro-descendentes, desde que carentes: 20% (vinte por cento) de reserva de vagas,
em cada curso de graduação;
• Categoria 2 - egressos de escola pública, desde que carentes: 20% de reserva de vagas, em cada curso de graduação;
• Categoria 3 - portadores de deficiência e indígenas: 5% de reserva de vagas em cada curso de graduação.

O percentual de vagas destinadas à isenção da Taxa de Inscrição no Processo Seletivo
UEMG/2009 será correspondente a 10% (dez por cento) do total das vagas estabelecidas para todas as unidades participantes do Processo Seletivo 2008/2009.

O processo consta de duas fases. Na primeira, o candidato deverá preencher o questionário eletrônico e enviar, em até três dias após inscrição no site, os documentos comprobatórios previstos em edital para o endereço (PROCAN/UEMG/2009- Rua Rio de Janeiro, 1801, Bairro Lourdes – CEP 30160-042 – BELO HORIZONTE- MG). Na segunda fase haverá aferição da documentação e análise técnica dos contextos sociais e familiares; além de entrevistas e visitas domiciliares, quando necessárias.

Uma relevante alteração em relação aos outros anos é a indicação de nota de corte única para todos os participantes do Processo Seletivo 2008/2009, independentemente da habilitação pelo PROCAN, que será de 58 pontos, considerado o total fixado para as provas gerais de múltipla escolha e para a redação.

Os habilitados pelo PROCAN poderão, então, inscrever-se no Processo Seletivo 2008/2009 e concorrer a vagas com candidatos que se apresentem na mesma categoria, democratizando, dessa forma, o acesso à universidade pública, sem penalizar os demais candidatos.

O resultado final deste processo será disponibilizado pela UEMG, até 15 de agosto de 2008, neste portal, mediante acesso pelo número de inscrição
do candidato.

LINKS

Inscrições
Edital



--
"Hoje não temos mais a opção entre violência e não-violência. É somente a escolha entre não-violência ou não-existência" Martin Luther King

" O importante  não é o que você sabe ou pensa em fazer, mas o que você faz  a respeito do que pensa" Len Roger


DIOGO OLIVEIRA
Geógrafo
(31) 87173264

Nenhum comentário: