sexta-feira, 20 de junho de 2008

Aluno do IGC (meu amigo ALVES!) é premiado em salão de humor

sexta-feira, 20 de junho de 2008, às 12h25


UFMG-BOLETIM


O aluno do curso de Geografia da UFMG Evandro Alves foi o vencedor do 16º Salão Universitário de Humor de Piracicaba, organizado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). O resultado foi divulgado no dia 6 de junho. Com o trabalho Bicho também é gente, Alves ganhou um troféu e mil reais em dinheiro, prêmio concedido pelo júri aos dois melhores trabalhos do Salão, e foi também o vencedor da categoria história em quadrinhos (HQs). Ele concorreu com mais de 300 estudantes do Brasil e do exterior.

Foi a segunda vez que Alves venceu o Salão Universitário de Piracicaba. A primeira premiação no evento aconteceu em 2006, na categoria charge. O estudante de Geografia também já venceu o Salão Internacional de Humor de Pernambuco, em 2007, com charge sobre o aquecimento global. No mesmo ano, foi primeiro lugar dos quadrinhos no salão de Varginha e, em Volta Redonda, num dos mais antigos e tradicionais salões de humor do país, ficou em primeiro nos quadrinhos e em segundo nos cartoons. Evandro ainda venceu outra destacada competição: a do Salão Internacional de Piracicaba de 2003, quando ficou com o primeiro prêmio da categoria tiras e o segundo nas charges.


Evandro Alves começou a publicar quadrinhos e charges em 1993, no jornal Folha da Verdade, de Lagoa Santa. Trabalhou no Estado de Minas entre 96 e 99, e no Diário da Tarde como free lancer. Atualmente, publica no Super Notícias, na coluna Bola Murcha, de segunda-feira, e no caderno Supimpa, que sai no domingo. Já trabalhou como roteirista dos quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa.


O estudante conta que quer aliar o trabalho com os quadrinhos à atuação profissional como geólogo. No Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, Alves desenvolve a monografia Cerrado em quadrinhos, sobre o uso das HQs na educação ambiental.


Nenhum comentário: