quarta-feira, 4 de junho de 2008

Re: BARACK OBAMA JÁ É O CANDIDATO À PRESIDENCIA DOS EUA


 
 
Obama se declara o candidato democrata, em discurso em Minnesota..
 
Pouco depois de alcançar os 2.118 delegados necessários para garantir a nomeação democrata, o senador por Illinois Barack Obama declarou-se o candidato do partido na corrida presidencial de 2008 em um discurso realizado em Saint Paul, em Minnesota.

"Nesta noite, a temporada de primárias finalmente chegou ao fim. Mais de 16 se meses passaram desde que começamos a campanha em Springfield (Illinois). Desde então, milhares de quilômetros foram percorridos e milhões foram ouvidos", afirmou Obama na abertura.

 
 

"Graças a vocês, a mudança chegará a Washington. Vocês escolheram não dar ouvidos às dúvidas ou ao medo, mas aos seus corações e a aquilo em que acreditam. Por causa de vocês, posso dizer que eu serei o nomeado democrata para a corrida presidencial de 2008".

Em suas declarações, Obama fez elogios à rival democrata, a senadora por Nova York e ex-primeira-dama Hillary Clinton.

"A senadora Clinton fez história nessa campanha, não apenas porque fez aquilo que nenhuma mulher fez antes, mas porque é uma líder nos EUA, que inspira milhões nesse país. Eu a parabenizo pela vitória em Dakota do Sul e pela campanha que fez até hoje", disse Obama.

Os elogios fizeram crescer os rumores de que Hillary pode concorrer à vice-presidência em uma chapa conjunta com Obama. A própria senadora admitiu pela primeira vez essa possibilidade nesta terça-feira, em uma teleconferência com legisladores democratas.

"Quando vencermos [as eleições de novembro], e nós venceremos essa luta, ela [Hillary] será central nessa vitória. Nosso partido e nosso país estão muito melhor por causa dela, e hoje eu sou um candidato melhor por ter tido a honra de competir com ela", disse Obama.

"Há quem diga que estas primárias enfraqueceram e dividiram o Partido Democrata. Eu digo, no entanto que por causa dessas primárias, milhões de americanos foram às urnas. Vamos agora nos unir para alcançar um novo caminho para os EUA", disse ainda Obama.

Obama disse ainda que "é hora de virar a página das políticas do passado", trazer "novas idéias para os desafios atuais" e dar uma "nova direção a esse país que tanto amamos".

"A jornada será difícil, o caminho será árduo. Eu encaro esse desafio com as minhas limitações, mas também com uma fé infinita na capacidade dos americanos. Nós seremos capazes, daqui a alguns anos, a dizer às novas gerações que esse foi o momento em que trouxemos mudanças para a saúde, demos fim a essa guerra e refizemos essa nação".

Nenhum comentário: