quarta-feira, 21 de novembro de 2007

MOSTRA DE FILMES NIGERIANOS / LANÇAMENTOS DE LIVROS FAN 2007

MOSTRA DE FILMES NIGERIANOS FAN 2007
Centro Cultural UFMG - Av. Santos Dumont, 174, Centro
19 a 23 de novembro
Horários: 15 e 17 horas

INTRODUÇÃO
Nigéria, país mais populoso do continente africano, possui a terceira industria cinematográfica do planeta. Numa clara homenagem a esse País africano, berço de importantes manifestações presentes hoje na cultura afro-brasileira, o Festival de Arte Negra, 2007, apresentará uma mostra de filmes atuais produzidos na Nigéria. Promoveremos ainda o lançamento de filmes documentários especialmente preparados para o festival, produzidos pelo Coletivo Fan da Imagem e pelo Centro de Referência Audiovisual. Nossos agradecimentos a todos que direta ou indiretamente contribuiram para a realização dessa Mostra.

ABERTURA
Dia 19/11, segunda-feira, às 16 horas
Sessão comentada pelo nigeriano: Michael Olusegun Akinruli
Uma perspectiva do atual cinema nigeriano, a experiência de Nollywood
Na sessão de abertura da mostra, apresentaremos trechos de vários filmes produzidos por diferentes produtoras da chamada Nollywood, fenômeno de produção audiovisual em suporte digital e distribuição descentralizada que transformou a Nigéria no terceiro maior país produtor de filmes do mundo. Nessa compilação de trechos de filmes, procuramos abordar as várias temáticas presentes em Nollywwod: a situação política e social do país (filme Government House), histórias mitológicas, contadas através de modernos meios de expressão, como efeitos especiais (Pestilence), histórias ocidentais readaptadas pela tradição oral africana contemporânea ( Cinderella), relações ente os gêneros, histórias de amor (Fragile Pain), questões da militarização e do poder na Nigéria hoje (I Will Die For You).

Dia 20 de novembro, terça-feira às 15 horas
Saworoide, o sagrado tambor falante
Direção: Tunde Kelani, 1999, duração: 110 min.
Obra prima do diretor Tunde Kelani, um dos maiores cineastas nigerianos, Saworoide é o nome de um sagrado tambor falante com adornos de cobre que está miticamente ligado à coroa do rei da metafórica nação de Jogbo e símbolo de sua legitimidade e autoridade. A partir de elementos míticos tradicionais o filme foi concebido para denunciar os dirigentes descomprometidos com o bem estar da nação. Saworoide é uma alegoria em torno da nação nigeriana, macro comunidade representada no filme pela comunidade de Jogbo, reino imaginário.

Dia 20 de novembro, terça-feira, às 17 horas
Agogo Èèewo, o gongo de purificação
Direção: Tunde Kelani, 2002, duração 110 min.
Super-produção que dá continuidade à Saworoide, o filme Agogo Èèewo trata da realidade sociopolítica do país, no qual o diretor procura, metaforicamente, focar a contemporaneidade da nação nigeriana, a partir da apresentação e resignificação de vários elementos da cosmologia sagrada iorubana, como rituais, músicas, danças, instrumentos tradicionais, e toda a relação ente o mundo dos homens, da natureza e dos deuses-orixás. A maior qualidade do filme é a originalidade de seu enredo, estruturado do início ao fim como uma sucessão de contos cantados.





Dia 21 de novembro, quarta-feira, às 15 horas
Afonjá - construção da sociedade Yorubá
Direção: Jare Adenigerun e Yemi Amoder, 2003, duração: 120 min.
Um drama épico que tem como tema a mitologia e a reconstrução da unidade do povo Yorubá. Questões fundamentais relativas à tradição dos povos iorubanos são reveladas de maneira inédita no Brasil. Os orixás são os principais personagens do filme que conta a história de Ogum - guerreiro caçador - e dos líderes tribais que atuam a partir de seu forte poder de comunicação com os espíritos dos antepassados e com as divindades sagradas.

Dia 21 de novembro, quarta-feira, às 17 horas
Lançamento de Filme documentário produzido pelo Coletivo Fan da Imagem
Após o curso de formação em audiovisual do BHIS-RECINE, promovido pelo Centro de Referência Audiovisual, jovens realizadores assumem o desafio de realizar um documentário sobre a presença da cultura africana em Belo Horizonte. Como resultado: uma dinâmica experiência do apreender e do fazer, dando inicio ao próprio processo de amadurecimento artístico e estético na área do audiovisual.

Dia 22 de novembro, quinta-feira, às 15 horas
Lançamento de filme documentário sobre a dança afro em Belo Horizonte
Coordenação: Adir Assumpção e Rui Moreira, documentário, 2007
Nesse filme sobre a dança afro em Belo Horizonte, essa arte é apresentada através da trajetória de Marlene Silva, Mauricio Tobias e Marita Carmo.

Dia 22 de novembro, quinta-feira, às 17 horas
Sango, Xangô
Direção: Obafemi Bandele Lasode, 1997, duração: 160 min.
Trazendo uma visão da África no século XV, antes da chegada dos colonizadores, o filme revela as
façanhas do lendário rei iorubá Sango (Xangô), governante do império Oyo: sua ascensão ao trono, suas batalhas com o Olowu, suas perigosas experiências com potentes encantos e enfim, sua deificação, ou seja, sua transformação em um dos orixás mais importantes da cultura iorubá trazida para o Brasil e até hoje cultuados

Dia 23 de novembro, sexta-feira, às 15 horas
Saworoide, o sagrado tambor falante
Direção: Tunde Kelani, 1999, duração: 110 min.
Obra prima do diretor Tunde Kelani, um dos maiores cineastas nigerianos, Saworoide é o nome de um sagrado tambor falante com adornos de cobre que está que está miticamente ligado à coroa do rei da metafórica nação de Jogbo e símbolo de sua legitimidade e autoridade. A partir de elementos míticos tradicionais o filme foi concebido para denunciar os dirigentes descomprometidos com o bem estar da nação. Saworoide é uma alegoria em torno da nação nigeriana, macro comunidade representada no filme pela comunidade de Jogbo, reino imaginário.

Dia 23 de novembro, sexta-feira, às 17 horas
Capoeira da Memória - Belo Horizonte, MG
Coordenação: Mestre Negoativo e Mestre Primo, documentário, 2007
Com o objetivo de registrar a historia e a memória da capoeira em Belo Horizonte e ao mesmo tempo homenagear mestres e capoeiristas da cidade, o documentário traz através de depoimentos orais a trajetória dessa manifestação, seus principais locais referenciais. Seu papel sócio-educativo e a importância de sua valorização e manutenção

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