terça-feira, 6 de novembro de 2007

Fwd: Tr: Brigadas Populares: Vitória da Comunidade do Novo Lajedo


Vitória da Comunidade do Novo Lajedo
 
 
No mês de outubro a comunidade do Novo Lajedo teve uma importante vitória. Vitória para a comunidade que está ameaçada de despejo e vitória para o movimento de luta pelo direito a moradia que tem lutado para que não sejam feitos despejos forçados na cidade. Neste mês foi instinto pelo juiz por falta de provas a ação de reintegração de posse movida pela Cohabita, suposta dona do terreno. A cooperativa não conseguiu juntar os documentos que provam ser ela a proprietária da área, daí a extinção do processo.
 
O Novo Lajedo é uma ocupação urbana espontânea que há um ano e meio vem sofrendo com a possibilidade de ser despejada. Diante das constantes ameaças as Brigadas Populares começaram uma atuação conjunta com a comunidade na tentativa de fazer valer o direito a moradia. Desde então a comunidade criou a assembléia popular que ocorre uma vez por mês e tem por objetivo tirar de forma coletiva a condução da luta da comunidade. Foram destas assembléias que se organizaram os mutirões para abertura das ruas, organizaram-se as festas coletivas e as ações de luta. Nos reunimos com a secretaria de habitação, realizamos atos na porta da prefeitura e da regional norte, fechamos a MG 20 para termos nossas reivindicações ouvidas, pressionamos uma audiência pública na assembléia legislativa para expormos nosso problema e reivindicamos   a intervenção da prefeitura, já que a moradia é um direito e tem de ser garantido pelo Estado. Buscamos fazer nossas reivindicações serem ouvidas por diferentes segmentos da sociedade e estivemos presentes nas lutas pela efetivação do direito a moradia que ocorreram e ocorrem na cidade, participando das assembléias dos sem casa, dos atos do movimento, participando e apoiando outras ocupações que ocorreram no município como   a ocupação Caracol e a Ocupação João de Barro, estivemos presentes no Encontro das Comunidades de resistência e estamos presentes em todas as lutas pela efetivação de nossos direitos.
 
Os órgãos públicos até o momento não deram resposta às demandas da comunidade, porém o fato de se ter extinguido o processo é uma vitória, pois se a comunidade não estivesse organizada hoje não estaria mais na área, pois o juiz já havia dado em um primeiro momento a reintegração de posse. Foi à luta do povo e o apoio recebido por diferentes segmentos da sociedade, pela atuação da Defensoria Pública do Estado que entrou com Ação civil Pública pedindo para que fosse garantido o direito a moradia das mais de 350 famílias que ali residem, que hoje a comunidade pode comemorar esta vitória. Ainda não é o fim da luta, pois existe uma ação civil movida pelo ministério público que pede a retirada das famílias alegando ser ali local de preservação ambiental, porém é o primeiro passo e vamos comemorá-lo:
 
Neste dia 04 de Novembro, domingo.
A partir das 09 H ( realizaremos a assembléia popular que ocorre todo primeiro domingo do mês, em seguida teremos o almoço  comemorativo)
Local, no espaço coletivo da comunidade.
Mais Informações: 9917-9369/ 8424-8020/ 3636-8828

Saudações Brigadistas
Brigadas Populares
Pátria Livre e Poder Popular


" Fazer é a melhor maneira de dizer." José Martí

Nenhum comentário: