segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Ray Charles






Ray!: Original Motion Picture Soundtrack (2004)1. Mess Around2. I Got A Woman3. Hallelujah I Love Her So (Live)4. Drown In My Own Tears5. Night Time Is The Right Time6. Marianne7. Hard Times8. What'd I Say(Live)9. Georgia On My Mind10. Hit The Road Jack11. Unchain My Heart12. I Can't Stop Loving You (Live)13. Born To Lose14. Bye Bye Love15. You Don't Know Me (Live)16. Let The Good Times Roll (Live)17. Georgia On My Mind (Live)




More Music from Ray (2005)1. Leave My Woman Alone2. Lonely Avenue3. Rockhouse Parts 1 &24. I Believe To My Soul5. Losing Hand6. But On the Other Hand Baby7. Baby, It's Cold Outside8. Danger Zone9. Busted10. Makin' Whoopee (Live)11. Let's Go Get Stoned12. Drifting Blues13. Baby Let Me Hold Your Hand (2003 version)14. You Don't Know Me/Drown In My Own Tears (2003 version)15. Every Day I Have the Blues (2003 version - vocal de Chris Thomas King)16. America The Beautiful



Ray Sings, Basie Swings (2006)1. Oh What A Beautiful Morning2. Let The Good Times Roll3. How Long Has This Been Going On?4. Every Saturday Night5. I Can't Stop Loving You6. Cryin' Time7. Busted8. Come Live With Me9. Feel So Bad10. The Long And Winding Road11. Look What They've Done To My Song12. Georgia On My Mind





O foda de curtir Ray Charles é q ele começou a fazer sucesso em uma época em que não se gravava álbuns, apenas singles. Juntar a discografia de um cara desses é trabalho para um historiador! Some-se a isso o péssimo tratamento que as gravadoras dão a esse material antigo e o fato de que não se lança nada disso aqui no Brasil. Por aqui só se lança aquelas malditas coletâneas de R$10,00, que trazem, normalmente, as mesmas 15 ou 20 músicas (parece que o cara só tem aquelas!)Não bastasse tudo isso, a gente se depara com discos como estes do post de hoje. São três discos lançados nesta década, que trazem um track list praticamente igual, mas os três discos são diferentes e todos são geniais!O primeiro (Ray! Original Soundtrack) é uma coletânea dele, com todas aquelas músicas manjadas, mas com algumas apresentações ao vivo que valem o download.O segundo é a continuação da trilha sonora do filme Ray (More Music From Ray). Dessa vez, o diretor se sentiu livre pra fazer uma seleção para os fãs do Ray. Como ele já havia colocado praticamente todas as manjadas no primeiro, para este sobrou coisas como a versão magistral de "Makin' Woopee" ao vivo. Nesta música, os versos do meio descrevem o divórcio do casal-personagem da música, e ouve-se a platéia inquieta com as frases "Eu não ganho muito dinheiro/Apenas 5 mil pra cada/E um juiz que se acha engraçado/Diz que eu tenho que pagar 6 pra ela/Eu digo "mas, juiz, suponha que eu não pague"/E o juiz diz "Ray, meu filho, vai direto pra cadeia. É melhor você ficar com ela... Eu acho que é mais barato..." e, ouvindo a platéia inquieta Ray confessa "haha... Vocês sabem que eu estou fazendo isso mesmo..."Esse disco traz ainda algumas gravações inéditas que Ray fez especialmente para o filme. Talvez a mais curiosa de todas é a versão de "Baby let me Hold Your Hand" em que Ray toca acompanhado apenas pelo guitarrista Slash (aquele mesmo, do Guns'n'Roses). Quando Ray chegou no estúdio com Slash o diretor foi perguntar pro Ray que diabos ele estava pensando e sua resposta foi "Don't worry, baby, this cat can play". Como sempre, Ray estava certo...O último disco de hoje, Ray Sings, Basie Swings, lançado em 2006 é um daqueles milagres da tecnologia: Ray fez uma turnê pela Europa com a lendária Count Basie Orchestra em meados da década de 70. Pouco tempo atrás, a gravadora encontrou as fitas com o áudio dessas apresentações, perdidas nos seus arquivos. Os engenheiros ouviram e encontraram um Ray Charles no seu auge, cantando melhor do que nunca, mas a orquestra que o acompanhava estava quase inaudível. A Count Basie Orchestra foi convocada ao estúdio para gravar novas versões que acompanhariam aquelas gravações antigas de Ray. O resultado foi, mais uma vez genial! Um dos melhores discos de Ray! E, apesar de parecer que são exatamente as mesmas músicas dos outros dois discos postados, não são. São versões renovadas e com um swing diferente. Atenção para o trompete rasgado que leva a melodia de "Let The Good Times Roll" por exemplo. Vale a pena ouvir esse disco umas dez vezes seguidas pelo menos!

Nenhum comentário: