terça-feira, 18 de setembro de 2007

E AQUELES CARTAZES A RESPEITO DAS vantagens E desvantagens DE SER HOMEM E MULHER...






e aquele debate que rolou em julho, sobre aqueles cartazes a respeito do que é ser homem/mulher na sociedade... aquilo repercutiu... algumas mulheres do conexx ficaram olhando torto pra mim e para o grupo se pá uma cara! tentei depois, iniciar um debate outro, mais profundo, na net, mas não colou. ninguém respondeu!!!!! mas, lá vai ele para que quem quiser, nessa comunidade global, fale...















EMAIL DO DIA 14 JULHO



olá galera afro e euro brasileira!

gostaria de, por meio deste, estar dando continuidade ao debate apenas iniciado na quarta feira passada, a respeito dos cartazes, das formas de se ver homem e mulher nesta sociedade hierárquica, etc. este email é apenas uma incitação, e logo enviarei outros comentários, na medida em que o debate prosseguir.

devo admitir que uma das motivações para escrever este email fora um certo incômodo surgido em mim após a quarta feira. um não, dois. o primeiro, mais latente, refere-se ao "meu silêncio" na hora de apresentar o cartaz feito pelo meu grupo. acredito na capacidade de cada um expor suas idéias, e sei que as vezes em um trabalho com várias cabeças nem sempre um consenso é retirado. bom, para mim particularmente, o cartaz não foi bem apresentado, não pela fala dos meus amigos, mas pela falta de um consenso. até me falaram que o problema do cartaz nem fora o visual ( embora este ponto - o visual - tenha sido um impactante elemento provocador de debate) mas a maneira de como articulamos a fala e o elemento visual. isso para mim foi uma crítica muito frutífera.para mim, não conseguimos apresentar um cartaz crítico e concordo com as meninas quando falam que nem um dos dois cartazes dos homens conseguiram apresentar uma crítica, não conseguiram superar (a)o discurso hegemônico. ao contrário dos cartazes delas. porque?

esse é o meu segundo e mais preocupante incômodo. será que nós, homens, temos pensado nosso lugar no mundo? será que as coordenadoras brancas têm pensado sua condição de ser branca em nossa sociedade? será que nós, heteros, temos pensado como somos coniventes com a homofobia não-explícita? será que nós, homens, sabemos quais as "desvantagens" de ser homem? e de ser mulher? será que eu tenho caído no erro de achar que debate de gênero é debate acerca da mulher somente? e que feminismo refere-se à uma luta específica das/para as mulheres somente? não sei se o debate passa dentro das noções "vantagens-desvantagens" ( até mesmo porque as meninas, ao pensarem criticamente seu lugar de mulher e as consequências disso, apontaram para a insuficiência dessas noções. a saída que elas encontraram fora apontar vantagem e desvantagem é ambíguo. contudo a manu aponta para operigo dessa ambiguidade), mas o patriarcalismo, ao se localizar entranhado na estrutura social e ser reproduzido nas relações mais corriqueiras e cotidianas da nossa sociedade, cede privilégios aos homens, usurpando-os das mulheres. tais privilégios não garatem a liberdade a nem felicidade plena para o homens , já que é obtida através da opressão e submissão das mulheres. logo, ambos possuirão relativas vantagens e desvantagens, que serão amplificadas ou reduzidas dependendo dos outros lugares de fala em que estes sujeitos estão inseridos: por exemplo: a mulher branca hetero e o homem indu bissexual na africa do sul na década de 60.


qual são as "desvantagens e as vantagens" de ser homem, segundo as mulheres?

Nenhum comentário: