O guesa errante se apresenta hoje no auditório da reitoria
quinta-feira, 27 de março de 2008
O guesa errante, espetáculo que envolveu 80 pessoas ligadas à Escola de Belas-Artes da UFMG, é a atração desta quinta-feira, 27, do projeto Uma Tarde no Campus , no campus Pampulha. A apresentação será realizada no auditório da reitoria, com entrada franca, às 17h30.
A peça parte de texto homônimo – e desconhecido – do poeta maranhense do século 19 Joaquim de Souza Andrade, o Sousândrade (1832–1902). O professor e dramaturgo Antônio Hildebrando idealizou a montagem que ganhou vida com a classificação do projeto no programa Jovens Artistas da Secretaria de Ensino Superior do MEC, no final de 2006.
Para neutralizar a dificuldade de compreensão do poema original de Sousândrade, cheio de referências clássicas, Hildebrando montou um espetáculo em três movimentos. Na primeira parte, "Comissão de frente", o público recebe informações básicas sobre o texto. A segunda parte é dividida em quatro movimentos, as "Alas", que mostram os personagens e os lugares das errâncias do Guesa, além de novos personagens introduzidos pela dramaturgia. No final, a "Apoteose" é um grande movimento nos moldes de um desfile de escola de samba.
Uma Tarde no Campus é promoção conjunta da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e conta com patrocínio da Nossacoop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário